terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Resenha de Livro: Onde mora a coragem


Olá antenadas... Tudo bem com vocês?
Nunca mais falei de livros aqui e olha que tenho lido vários livros. Coisa que não fazia desde que iniciei a faculdade, só lia direito civil, direito administrativo, direito penal... e assim por diante. E como amo literatura, sentia uma falta danada. Mas esse semestre consegui ler vários.
Então vamos à resenha do top/maaaara, Onde mora a coragem.

O livro conta a história de um time de basquete de uma cidadezinha dos EUA. O time da pequena cidade já colecionava muitas derrotas e o professor Sam é o encarregado de treinar o time para competir nos campeonatos, ele além de ser professor na escola da cidade,  se acha uma pessoa predestinada ao azar, por vários motivos, mas o pior deles foi ter perdido sua esposa de forma horrível, e devido o desgosto de tudo, vai morar em Willow Creek.
E para completar, o time é fraco, meninos que não sabem jogar, e sem nenhum reserva.

O time já está cansado de tanto perder, e o treinador desanimado decide não mais continuar com o que acha torturante, vez que nunca chegam a final de um campeonato. Mas quando os alunos o pede para que continue como treinador, aparece dois meninos que podem salvar o time, um Norueguês, que vai fazer intercâmbio na cidade, porém, embora seja alto o bastante para o esporte, nunca havia treinado antes e temia ser chamado de desengonçado. Além do norueguês, Sam é agraciado com a presença de Pete, o Neto da Vó Champman que veio morar na cidade depois que seus pais se separaram. E Pete vive com uma bola de basquete pra cima e pra baixo.

O treinador Sam Picket conta com a ajuda da professora de biologia, Srta. Murphy, uma mulher linda, inteligente e sedutora, mas que também teve uma grande perca e tem muito medo de se arriscar em outro relacionamento novamente. 
Sam tem um desafio pela frente, fazer com que aquele time de meninos magros, sem condicionamento físico, sem roupa e tênis adequados para o esporte, ganhe pelo menos um jogo na vida. E sua luta se inicia. Na verdade, Sam não acredita que conseguirão, mas a cidade de Willow Creek os acompanha em todos os jogos, dando força e patrocinando as idas e vindas. Mesmo assim, o time passa das 100 derrotas seguidas, o que deixa Sam totalmente desacreditado.
 Certo dia o time consegue uma vitória e uma luz se acende no fim do túnel. Com a certeza de que chegariam bem nas finais do campeonato estadual, o time parte para a jornada com vontade. Mas quando vinha uma derrota, batia o desânimo e uns ajudam os outros a voltarem para o treino.

Depois de pegar um rebote defensivo, Rob joga a bola para Olaf perto da linha de lance livre. O norueguês fingiu que ia devolvê-la a Rob e assistiu Pete. Boyd saltou na direção dele. Pete jogou a bolo e a chtou de primeira, e o arremesso subiu alto, fora do alcance, e atravessou a rede num momento de silêncio quase perfeito em sua mente. Em seguida, Rob o cumprimentou com a mão espalmada, o árbitro ergueu os braços, como se lhe apontassem um revólver nas costas, e o treinador e a Srta. Murphy pularam diante do banco. (página 376)
O time vai ganhando um ou outro jogo, para a admiração dos outros times, que eram considerados como prováveis de serem campeões, mas, o time sem reserva, de uma escola simples, um jogador que não sabia jogar, um outro com problemas no joelho, e as demais dificuldades enfrentadas, o time avança, e chega muito mais longe que qualquer um podia acreditar. 

A comemoração é enorme, depois de ser decidida por segundos. Segundos que não passavam rápido para acabar com a tortura da espera, ou que passavam rápido quando precisavam de tempo.

Paciência, perseverança e força de vontade te leva onde quiseres.

O livro é grande, tem 496 páginas. Com histórias incríveis e muito bem contadas, o autor prende o leitor com uma forma que te deixa dentro do enredo. Detalha minuciosamente cada parte dos capítulos e dá um show de perseverança, garra e de não desistir jamais. Não foram as mais de 100 derrotas seguidas que fez aquele time desacreditado desanimar, pelo contrário, foram muito além do que eles mesmos imaginavam. 

O que tirei de proveito: Aprendi a acreditar mais no que queremos e ir em busca. A repetição gera o resultado. Não importa o tamanho da dificuldade, quem quer dá um jeito.

Autor: Stanley Gordon West (americano)
Editora: Arqueiro
Onde comprei: Lojas Americanas (loja física)
Valor: R$ 10,00 (inacreditáveis 10 reais)

Espero que gostem. Um grande beijo e até o próximo.





2 comentários:

Facebook